GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA, CURRÍCULO E INCLUSÃO: ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Authors

  • José Flávio da Paz
  • Ivana Carla de Oliveira Lopes
  • Júlio Cezar Rodrigues da Silva
  • Lidiane Silva dos Santos
  • Kelly Leticia da Silva Sakata

DOI:

https://doi.org/10.55905/reiv5n2-002

Keywords:

Gestão Escolar Democrática, Inclusão Escolar, Currículo inclusivo, Práticas pedagógicas, Educação Infantil. Gestão Escolar Democrática. Políticas Educacionais. Trabalho Pedagógico.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo discutir a articulação entre a gestão escolar, o currículo e as práticas pedagógicas inclusivas, a partir de uma perspectiva integradora que promova a equidade e a qualidade da educação. A escolha do tema se justifica pela crescente demanda por uma educação mais democrática e inclusiva, que reconheça a diversidade dos sujeitos escolares e promova a participação efetiva de todos no processo educativo. Diante dos desafios enfrentados pelas escolas na implementação de políticas de inclusão, a gestão escolar assume um papel estratégico na mediação entre as diretrizes curriculares e as práticas pedagógicas adotadas no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com base em autores como Paro (2017), Libâneo (2015), Nóvoa (2009), Mantoan (2003) entre outros que discutem a gestão escolar democrática, currículo e inclusão. A análise teórica buscou compreender como a gestão pode atuar como agente articulador entre os diferentes atores escolares na construção de práticas pedagógicas inclusivas e contextualizadas. Os resultados apontam que a eficácia das ações inclusivas está diretamente relacionada à capacidade da gestão escolar de promover a participação coletiva, a formação continuada dos profissionais da educação e a flexibilização curricular, favorecendo a construção de um ambiente mais acolhedor e sensível às necessidades dos estudantes, Conclui-se que a articulação entre gestão, currículo e inclusão representa uma contribuição significativa para a consolidação de uma escola mais justa, equitativa e comprometida com o desenvolvimento integral dos educandos, reforçando a importância do papel da gestão escolar como eixo estruturante de uma educação inclusiva.

Author Biography

José Flávio da Paz

Post-doctorate in Psychology-UFLO, Argentina; Post-doctorate in Education-PPGE/UniLogos, United States; Post-doctorate in Teaching Sciences and Humanities-PPGE/UFAM, Brazil, under the supervision of Prof. Dr. Maria Isabel Alonso Alves; PhD in Literary Studies-UNEMAT; Master in Literary Studies-UNIR; Master in Literature-UNIMAR. Areas of interest and research include initial, complementary and continuing education, teaching, anti-racist and anti-ableist education, heritage education, special and inclusive education, semiotics, discourse, language, production of oral and written texts, among others. Regarding his performance, he was a Childhood Educator - SME / PMN, a teacher of the initial and final grades of Elementary and High School from 1989 to 2007 in the private sector and at SEED / GEA, reconciling the teaching role in Basic Education and Higher Education from 2005 to 2015 in the private and public sector, in the roles of substitute teacher, distance learning center coordinator, teacher trainer, research teacher and distance learning tutor at IFRN, UERN and UFRN, assuming since 2016, on an exclusive basis, the role of Professor of Higher Education, assigned to the Academic Department of Vernacular Letters of the Federal University of Rondônia - DLV / UNIR. He is currently a member of the NDE of the UNIR Distance Learning Letters Course, Vice-Coordinator of the Postgraduate Program in Education - PPGE / UNIR. Coordinator of the Distance Learning Letters Course - UAB / UNIR. He is a permanent professor and researcher at the Postgraduate Program in Education-PPGE UNIR; and a permanent professor-researcher at the Postgraduate Program in Education in the Amazon-EDUCANORTE, a full association in a network formed by UFPA, UNT, UEA, UFAM, UFRR, UNIR, UNIFAP, UFAC and UFOPA. He holds an Honorary Doctorate in Social Rights and Humanities and in Historical, Artistic and Cultural Heritage, both granted by the Baronesa Institute of Education and Human Development; an Honorary Doctorate in Literature from the Samarthian Center for Higher Philosophical and Historical Studies of the International Cultural Association of Sciences, Letters and Arts. He is the leader of the Study and Research Groups in Culture, Identity and Literature of Rondônia-GCLitRO-DLV/UNIR; Semiotics, Discourse and Language-SeDLin/DLV/UNIR; and Special Education, Inclusion and Diversity-GEDiv/DLV/UNIR. He is a member of the Brazil Cape Verde Research Group-UERJ/CNPq.

Published

2025-07-16

How to Cite

Paz, J. F. da, Lopes, I. C. de O., Silva, J. C. R. da, Santos, L. S. dos, & Sakata, K. L. da S. (2025). GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA, CURRÍCULO E INCLUSÃO: ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(2), e298 . https://doi.org/10.55905/reiv5n2-002