PRÁTICAS PEDAGOGICAS INCLUSIVAS VOLTADAS PARA ALUNOS COM DEFICIENCIAS INTELECTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n1-021Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva, Ensino Fundamental, Práticas PedagógicasResumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as práticas pedagógicas inclusivas voltadas para alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental, com base em um estudo de caso realizado em uma escola pública do interior do Baixo Amazônia.Os caminhos metodológicos contam com a abordagem qualitativa, com procedimentos de observação participante, entrevistas semiestruturadas com professores do Ensino Fundamental e análise documental e de conteúdo. Os resultados revelam que, embora haja esforços por parte dos docentes para promover a inclusão, as práticas pedagógicas ainda são pontuais e necessitam de sistematização. Destacam-se como principais desafios a ausência de formação específica, a falta de recursos pedagógicos e o apoio institucional é insuficiente. Por outro lado, identificam-se estratégias de superação, como o uso de recursos visuais, a articulação com o Atendimento Educacional Especializado e o envolvimento das famílias. Conclui-se que a consolidação de uma educação inclusiva demanda investimento contínuo em formação docente, infraestrutura adequada e mudanças nas concepções educacionais que permeiam o ambiente escolar.