UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A INTEGRAÇÃO DE PROJETOS, ABORDAGEM STEAM, ROBÓTICA CRIATIVA E SUSTENTÁVEL NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n1-014Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, STEAM, Robótica, Educação Profissional, Curso IntegradoResumo
Este artigo integra um projeto de pesquisa em andamento (2023-2026), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no âmbito do Programa de Pesquisa em Educação Básica – PROEDUCA – FAPESP/SEDUC, além do suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio da Chamada CNPq Nº 09/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa. O objetivo é identificar e analisar estudos existentes sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) sob a perspectiva STEAM no contexto da robótica criativa e sustentável em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A pesquisa foi conduzida por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), realizada no primeiro semestre de 2023, utilizando artigos do Portal de Periódicos da Capes. Entretanto, não foram encontrados estudos que abordassem especificamente o uso da ABP sob a perspectiva STEAM com foco na robótica criativa e sustentável no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. O estudo conclui que há uma lacuna significativa na pesquisa sobre esse tema, sugerindo a necessidade de ampliar as práticas e discussões, além de melhorar a infraestrutura e capacitação de educadores para maximizar os impactos dessas abordagens no ensino técnico.