A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Palavras-chave:
Dimensão Afetiva, Processo de Ensino-Aprendizagem, Escrita, Educação BásicaResumo
O presente artigo buscou compreender como as pesquisas defendidas no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROFLETRAS/UESC) contemplam o componente afetivo no desenvolvimento das habilidades de escrita de alunos da Educação Básica. Esta pesquisa ancorou-se, principalmente, nas teorias psicogenéticas de Vigotski (1998) e Wallon (2007), que discutem sobre a afetividade como dimensão presente e relevante ao desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória, em que os documentos foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa. O corpus deste estudo foram as pesquisas defendidas no PROFLETRAS/UESC que contemplam a dimensão afetiva da escrita. Para tanto, utilizamos como fonte a página web da unidade PROFLETRAS/UESC, na aba “dissertações defendidas”, no período de 2015 a 2022. Como resultado, certificou-se que a maioria das pesquisas sobre a escrita contempla as dimensões cognitivas e metodológicas, deixando lacunas na produção científica voltada à apreciação de propostas pedagógicas que reiterem a integração da escrita na perspectiva da dimensão afetiva e cognitiva interligadas. Ressaltamos que a presente pesquisa busca proporcionar contribuições para novas investigações no âmbito da Educação, bem como nos Programas de Pós-Graduação de áreas afins.