SABERES INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIROS NA EDUCAÇÃO E NA CULTURA LITERÁRIA (RE)PRODUZIDAS NA SALA DE AULA: APRENDER A APRENDER NAS DIFERENÇAS
Palavras-chave:
Inclusão das Diferenças, Prática de Ensino, Interculturalidade, Formação Docente, Cultura EscolarResumo
Este artigo aborda a integração dos saberes indígenas e afro-brasileiros na educação e cultura literária nas salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa destaca a importância de uma abordagem pedagógica que valorize a diversidade cultural e promova a interculturalidade, contribuindo para a formação de uma identidade plural e inclusiva. A implementação de práticas educativas que incorporam essas culturas visa não apenas o cumprimento das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, mas também a criação de um ambiente de aprendizagem que respeite e celebre as diferenças culturais. A metodologia utilizada inclui a análise bibliográfica de práticas docentes e materiais didáticos, bem como entrevistas com professores e alunos. A base teórica que a fundamenta perpassa por pensadores como Ailton Krenak (2019), Bell Hooks (1994), Kabengele Munanga (1988 e 1999) entre outros que estudam as relações étnico-raciais, a educação antirracista e a interculturalidade na escola e demais espaços sociais e educativos. Os resultados indicam que a inclusão de conteúdos afro-brasileiros e indígenas nas aulas de literatura e outras unidades curriculares podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, fomentando o respeito mútuo e a compreensão intercultural. Além disso, a pesquisa sugere que a formação inicial e continuada de professores como algo essencial para a efetiva implementação dessas práticas. Acredita-se que os resultados dessa pesquisa possam conduzir o leitor a reconhecer que a valorização dos saberes indígenas e afro-brasileiros na educação básica é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.