ANDRAGOGIA EM PERSPECTIVA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E PRINCIPAIS PENSADORES

Autores

  • Ilda Cristina de Borba Zakovicz
  • Nayara Guetten Ribaski

Palavras-chave:

Andragogia, ensino de adultos, educação continuada, ensino­ aprendizagem, auto direcionado, abordagem humanista

Resumo

O ensino de crianças e adultos apresenta diferenças significativas, uma vez que, no ensino de adultos, considera-se que o educando já possui um repertório de conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Mesmo sem saber ler e escrever, o adulto acumulou experiências que influenciam sua forma de aprendizado. Nesse contexto, a andragogia compartilha elementos com a pedagogia no que se refere à escolha do conteúdo pelo educador, mas difere quanto ao método de ensino, que deve se adequar à experiência prévia dos alunos. Este artigo tem como objetivo descrever a conceituação de andragogia, seus principais fundamentos e aplicabilidades, além de destacar as contribuições de quatro teóricos essenciais para essa abordagem educacional: Malcolm Knowles, Carl Rogers, Paulo Freire e David Kolb. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em pesquisa descritiva e revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam que a andragogia se diferencia da pedagogia ao enfatizar a autonomia do aprendiz e a valorização da experiência no processo educacional, sendo aplicada tanto na alfabetização de adultos quanto na educação corporativa. Além disso, ressalta-se a importância da educação continuada para a adaptação às transformações do mercado de trabalho e da sociedade.

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Zakovicz, I. C. de B., & Ribaski, N. G. (2023). ANDRAGOGIA EM PERSPECTIVA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E PRINCIPAIS PENSADORES. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(2), 240–251. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/255