GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA, CURRÍCULO E INCLUSÃO: ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n2-002Palabras clave:
Gestão Escolar Democrática, Inclusão Escolar, Currículo inclusivo, Práticas pedagógicas, Educação Infantil. Gestão Escolar Democrática. Políticas Educacionais. Trabalho Pedagógico.Resumen
Este trabalho tem como objetivo discutir a articulação entre a gestão escolar, o currículo e as práticas pedagógicas inclusivas, a partir de uma perspectiva integradora que promova a equidade e a qualidade da educação. A escolha do tema se justifica pela crescente demanda por uma educação mais democrática e inclusiva, que reconheça a diversidade dos sujeitos escolares e promova a participação efetiva de todos no processo educativo. Diante dos desafios enfrentados pelas escolas na implementação de políticas de inclusão, a gestão escolar assume um papel estratégico na mediação entre as diretrizes curriculares e as práticas pedagógicas adotadas no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com base em autores como Paro (2017), Libâneo (2015), Nóvoa (2009), Mantoan (2003) entre outros que discutem a gestão escolar democrática, currículo e inclusão. A análise teórica buscou compreender como a gestão pode atuar como agente articulador entre os diferentes atores escolares na construção de práticas pedagógicas inclusivas e contextualizadas. Os resultados apontam que a eficácia das ações inclusivas está diretamente relacionada à capacidade da gestão escolar de promover a participação coletiva, a formação continuada dos profissionais da educação e a flexibilização curricular, favorecendo a construção de um ambiente mais acolhedor e sensível às necessidades dos estudantes, Conclui-se que a articulação entre gestão, currículo e inclusão representa uma contribuição significativa para a consolidação de uma escola mais justa, equitativa e comprometida com o desenvolvimento integral dos educandos, reforçando a importância do papel da gestão escolar como eixo estruturante de uma educação inclusiva.