GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA, CURRÍCULO E INCLUSÃO: ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • José Flávio da Paz
  • Ivana Carla de Oliveira Lopes
  • Júlio Cezar Rodrigues da Silva
  • Lidiane Silva dos Santos
  • Kelly Leticia da Silva Sakata

DOI:

https://doi.org/10.55905/reiv5n2-002

Palabras clave:

Gestão Escolar Democrática, Inclusão Escolar, Currículo inclusivo, Práticas pedagógicas, Educação Infantil. Gestão Escolar Democrática. Políticas Educacionais. Trabalho Pedagógico.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir a articulação entre a gestão escolar, o currículo e as práticas pedagógicas inclusivas, a partir de uma perspectiva integradora que promova a equidade e a qualidade da educação. A escolha do tema se justifica pela crescente demanda por uma educação mais democrática e inclusiva, que reconheça a diversidade dos sujeitos escolares e promova a participação efetiva de todos no processo educativo. Diante dos desafios enfrentados pelas escolas na implementação de políticas de inclusão, a gestão escolar assume um papel estratégico na mediação entre as diretrizes curriculares e as práticas pedagógicas adotadas no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com base em autores como Paro (2017), Libâneo (2015), Nóvoa (2009), Mantoan (2003) entre outros que discutem a gestão escolar democrática, currículo e inclusão. A análise teórica buscou compreender como a gestão pode atuar como agente articulador entre os diferentes atores escolares na construção de práticas pedagógicas inclusivas e contextualizadas. Os resultados apontam que a eficácia das ações inclusivas está diretamente relacionada à capacidade da gestão escolar de promover a participação coletiva, a formação continuada dos profissionais da educação e a flexibilização curricular, favorecendo a construção de um ambiente mais acolhedor e sensível às necessidades dos estudantes, Conclui-se que a articulação entre gestão, currículo e inclusão representa uma contribuição significativa para a consolidação de uma escola mais justa, equitativa e comprometida com o desenvolvimento integral dos educandos, reforçando a importância do papel da gestão escolar como eixo estruturante de uma educação inclusiva.

Biografía del autor/a

José Flávio da Paz

Postdoctorado en Psicología-UFLO, Argentina; Postdoctorado en Educación-PPGE/UniLogos, Estados Unidos; Estudiante de posdoctorado en Enseñanza de Ciencias y Humanidades-PPGE/UFAM, Brasil, bajo la supervisión del Prof. Dra. María Isabel Alonso Alves; Doctor en Estudios Literarios-UNEMAT; Maestría en Estudios Literarios-UNIR; Maestría en Artes-UNIMAR. Sus áreas de interés e investigación incluyen la formación inicial, complementaria y continua, la docencia, la educación antirracista y antidiscapacidad, la educación patrimonial, la educación especial e inclusiva, la semiótica, el discurso, el lenguaje, la producción de textos orales y escritos, entre otras. En cuanto a su labor, fue Educador Parvulario - SME/PMN, docente de los grados inicial y final de Educación Primaria y Secundaria de 1989 a 2007 en el sector privado y en SEED/GEA, compaginando su rol docente en Educación Básica y Superior. Educación de 2005 a 2015 en el sector público y privado, en los roles de docente suplente, coordinador de centro de educación a distancia, formador de docentes, profesor investigador y tutor de educación a distancia en IFRN, UERN y UFRN, asumiendo desde 2016, con dedicación exclusiva, el rol de Profesor Docente de Educación Superior, con sede en el Departamento Académico de Letras Vernáculas de la Universidad Federal de Rondônia-DLV/UNIR. Actualmente es miembro del NDE del Curso de Letras-EaD de la UNIR, Vicecoordinador del Programa de Posgrado en Educación-PPGE/UNIR. Coordinadora del Curso de Idiomas EaD-UAB/UNIR. Es profesor permanente e investigador del Programa de Postgrado en Educación-PPGE UNIR; y, profesor-investigador permanente del Programa de Postgrado en Educación en la Amazonía-EDUCANORTE, asociación en red completa formada por UFPA, UNT, UEA. UFAM, UFRR, UNIR, UNIFAP, UFAC y UFOPA. Doctor Honoris Causa en Derechos Sociales y Humanidades y en Patrimonio Histórico, Artístico y Cultural, ambos otorgados por el Instituto Baronesa de Educación y Desarrollo Humano; Doctor Honoris Causa en Literatura por el Centro Samartiano de Altos Estudios Filosóficos e Históricos de la Asociación Cultural Internacional de Ciencias, Letras y Artes. Líder de los Grupos de Estudio e Investigación sobre Cultura, Identidad y Literatura de Rondônia-GCLitRO-DLV/UNIR; Semiótica, Discurso y Lenguaje-SeDLin/DLV/UNIR; y, Educación Especial, Inclusión y Diversidad-GEDiv/DLV/UNIR. Es miembro del Grupo de Investigación Brasil Cabo Verde-UERJ/CNPq.

Publicado

2025-07-16

Cómo citar

Paz, J. F. da, Lopes, I. C. de O., Silva, J. C. R. da, Santos, L. S. dos, & Sakata, K. L. da S. (2025). GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA, CURRÍCULO E INCLUSÃO: ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(2), e298 . https://doi.org/10.55905/reiv5n2-002