A UTILIZAÇÃO DAS OBRAS “AVATAR: A LENDA DE KORRA” E “AVATAR: O ÚLTIMO MESTRE DO AR” COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM PARA A COMPREENSÃO DOS ESTADOS DA MATÉRIA
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n2-001Palavras-chave:
Animação, Ensino de Química, Estados da Matéria, Recurso DidáticoResumo
Este trabalho objetivo utilizar trechos das animações Avatar: A Lenda de Korra e Avatar: O Mestre do Ar como recurso didático para o ensino dos estados físicos da matéria. A metodologia incluiu a seleção de cenas específicas que ilustram transformações de estado físico, seguidas de uma atividade prática e a aplicação de um questionário de feedback. Os resultados mostraram que, apesar de algumas dificuldades em questões interpretativas, a maioria dos estudantes conseguiu relacionar corretamente os conceitos científicos às cenas assistidas, demonstrando bom nível de compreensão. As respostas discursivas evidenciaram o uso de termos técnicos e justificativas coerentes, enquanto o feedback apontou alta aceitação da proposta: 92,3% dos estudantes afirmaram que as animações facilitaram o aprendizado. Considera-se, portanto, que o uso de elementos visuais, quando aliado à mediação docente, pode tornar o ensino de Química mais atrativo e eficaz, promovendo maior engajamento e compreensão dos conteúdos.