A UTILIZAÇÃO DAS OBRAS “AVATAR: A LENDA DE KORRA” E “AVATAR: O ÚLTIMO MESTRE DO AR” COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM PARA A COMPREENSÃO DOS ESTADOS DA MATÉRIA

Authors

  • Expedito Cassio Roque de Oliveira
  • Expedito Caio Roque de Oliveira
  • Jonatas Gadiel Soares Varela
  • Carlos Antonio Barros e Silva Junior

DOI:

https://doi.org/10.55905/reiv5n2-001

Keywords:

Animação, Ensino de Química, Estados da Matéria, Recurso Didático

Abstract

Este trabalho objetivo utilizar trechos das animações Avatar: A Lenda de Korra e Avatar: O Mestre do Ar como recurso didático para o ensino dos estados físicos da matéria. A metodologia incluiu a seleção de cenas específicas que ilustram transformações de estado físico, seguidas de uma atividade prática e a aplicação de um questionário de feedback. Os resultados mostraram que, apesar de algumas dificuldades em questões interpretativas, a maioria dos estudantes conseguiu relacionar corretamente os conceitos científicos às cenas assistidas, demonstrando bom nível de compreensão. As respostas discursivas evidenciaram o uso de termos técnicos e justificativas coerentes, enquanto o feedback apontou alta aceitação da proposta: 92,3% dos estudantes afirmaram que as animações facilitaram o aprendizado. Considera-se, portanto, que o uso de elementos visuais, quando aliado à mediação docente, pode tornar o ensino de Química mais atrativo e eficaz, promovendo maior engajamento e compreensão dos conteúdos.

Published

2025-07-09

How to Cite

Oliveira, E. C. R. de, Oliveira, E. C. R. de, Varela, J. G. S., & Junior, C. A. B. e S. (2025). A UTILIZAÇÃO DAS OBRAS “AVATAR: A LENDA DE KORRA” E “AVATAR: O ÚLTIMO MESTRE DO AR” COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM PARA A COMPREENSÃO DOS ESTADOS DA MATÉRIA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(2), e301 . https://doi.org/10.55905/reiv5n2-001