EDUCAÇÃO, DIFICULDADES E DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR, DIVERSIDADE E EQUIDADE NO ENSINO

Autores

  • José Flávio da Paz
  • Lidiane Silva dos Santos
  • Ivana Carla de Oliveira Lopes
  • Patrícia Oliveira de Freitas
  • Joelza dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.55905/reiv5n2-007

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Dificuldades de Aprendizagem, Deficiência, Diversidade, Equidade e Ensino

Resumo

O presente trabalho, propõe uma reflexão crítica e fundamentada sobre os desafios e as possibilidades da inclusão educacional no Brasil. Em um cenário marcado por desigualdades históricas e estruturais, pensar uma escola que acolha a diversidade e promova a equidade exige compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, políticas públicas consistentes e formação docente contínua. O objetivo é analisar, à luz de referenciais teóricos e legais, como as dificuldades e deficiências de aprendizagem são compreendidas no contexto escolar, e de que forma elas influenciam o processo de inclusão. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, com base em autores como Vygotsky (1994), Mantoan (2003), Carvalho (2008), Nóvoa (1995), entre outros, além da análise de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/1996), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Os resultados indicam que, apesar dos avanços normativos, persistem lacunas significativas no que se refere à prática inclusiva nas escolas: há deficiências na formação inicial e continuada dos professores, carência de recursos didáticos acessíveis e resistência institucional à mudança de paradigmas. A contribuição deste estudo reside em fortalecer o debate sobre a inclusão escolar como princípio ético e político, promovendo a valorização das singularidades de cada estudante e garantindo o seu direito à aprendizagem. Para a sociedade, evidencia-se a urgência de transformar a educação em um espaço de pertencimento, justiça social e respeito às diferenças.

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Publicado

2025-07-22

Como Citar

Paz, J. F. da, Santos, L. S. dos, Lopes, I. C. de O., Freitas, P. O. de, & Silva, J. dos S. (2025). EDUCAÇÃO, DIFICULDADES E DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR, DIVERSIDADE E EQUIDADE NO ENSINO. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(2), e299. https://doi.org/10.55905/reiv5n2-007