A FLAUTA DOCE EM MEIO A PRÁTICA DE CONJUNTO INSTRUMENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n2-006Palavras-chave:
Flauta Doce, Educação Musical, Escola BásicaResumo
O presente relato de experiência busca mostrar como uma curta experiência docente de um mês em uma escola pública municipal do estado brasileiro do Rio Grande do Sul pôde motivar alunos a aprender música, através da inserção do instrumento musical flauta doce em uma prática de conjunto instrumental escolar. Para tanto, referenciais da Educação e da Educação Musical foram utilizados para avaliar o percurso dessa experiência e os resultados dessa experiência que se mostrou de grande valia para os cerca de 120 estudantes que dela participaram e para o professor de música que a desenvolveu. Nesse sentido, trouxe-se no referencial teórico, os três estados do capital cultural proposto pelo sociólogo Pierre Bourdieu, com o intuito de balizar o resultado do presente relato de experiência. Assim, como resultado, observou-se de grande importância, a readaptação da metodologia proposta em sala de aula para que os estudantes crianças, adolescentes e adultos conseguissem aprender noções básicas da técnica da flauta doce “Articulação, respiração e dedilhado” através da música Baby Shark do grupo Pink Fong.