A EVASÃO ESCOLAR NO CAMPUS TOBIAS BARRETO DO IFS NA FORMA SUBSEQUENTE, NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n2-012Palabras clave:
Evasão Escolar, Assistência Estudantil, Cursos Técnicos Subsequentes, Educação Profissional e TecnológicaResumen
O presente artigo aponta as causas da evasão nos cursos técnicos subsequentes do Campus Tobias Barreto do Instituto Federal de Sergipe. Foca na atuação do Programa de Assistência e Acompanhamento ao Educando. A pesquisa, de caráter qualitativo, realizou-se por meio de entrevistas com 16 estudantes e ex-estudantes, divididos em três grupos. As dificuldades financeiras, problemas com transporte, incompatibilidade entre estudo e trabalho, complexidade dos conteúdos, ausência de merenda escolar e falhas na comunicação institucional estão entre as causas da evasão, segundo este estudo. Conclui-se que evasão é um fenômeno multifatorial e exige ações integradas da instituição, como o fortalecimento da assistência estudantil, a qualificação docente e o aprimoramento da gestão.