A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MS: EVOLUÇÃO, DESAFIOS E INCLUSÃO

Autores

  • Veridiana de Andrade Barreto
  • Marcos Gabriel Furtado Reis
  • Samara Freitas Aureliano
  • Jucélia Linhares Granemann de Medeiros

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Políticas Públicas, Mato Grosso do Sul, Desafios Educacionais

Resumo

O artigo apresenta uma análise crítica da trajetória da Educação Especial em Mato Grosso do Sul, desde a criação do estado em 1977 até os dias atuais. O desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência é examinado em diferentes fases, destacando a criação de instituições pioneiras e os desafios enfrentados. A expansão das Salas de Recursos Multifuncionais e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é reconhecida como um avanço, mas as desigualdades regionais e a falta de infraestrutura adequada são problemas persistentes. Além disso, o estudo discute a qualificação docente e os impactos da pandemia de COVID-19 no ensino inclusivo. Apesar dos progressos, a pesquisa revela a necessidade de políticas mais eficazes e investimentos estratégicos para garantir uma inclusão educacional equitativa e de qualidade. Conclui-se que, para assegurar o pleno desenvolvimento de alunos com deficiência, é essencial um planejamento que contemple a formação contínua de professores, infraestrutura adequada e colaboração intersetorial.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Barreto, V. de A., Reis, M. G. F., Aureliano, S. F., & Medeiros, J. L. G. de. (2024). A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MS: EVOLUÇÃO, DESAFIOS E INCLUSÃO. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 4(2), e233 . Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/233