EMOTOLOGIA, AMOROSIDADE E AFETIVIDADE: PERSPECTIVAS SOCIOEMOCIONAIS NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Prática de Ensino, Currículo Escolar, Inclusão das Diferenças, Empatia, Aprender a AprenderResumo
Este artigo aborda as relações entre emotologia, amorosidade e afetividade nas práticas pedagógicas da educação básica, enfocando como essas dimensões socioemocionais contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes. A partir da revisão da literatura e de reflexões teóricas, são discutidas as formas como os educadores podem integrar esses conceitos em sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor, respeitoso e transformador. Objetiva-se, portanto, analisar as perspectivas socioemocionais da emotologia, amorosidade e afetividade na educação básica, investigando seu impacto no desenvolvimento integral dos discentes, docentes, demais agentes escolares envolvidos nas relações pedagógicas em sala de aula e na escola; investigar como as emoções influenciam o processo de ensinagem, de aprendência e do comportamento dos discentes; identificar práticas e estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento socioemocional, com foco em afetividade e amorosidade, bem como explorar o papel do educador na criação de um ambiente acolhedor e afetivo que favoreça o bem-estar emocional dos estudantes. Para tanto, subsidiar-nos-emos em teóricos como Beauclair (2011), Damásio (2000), Freire (1967, 1968, 1992 e 1996), Goleman (2006), Maturana (2001), Pecotche (1943 e 1953), Piaget (1978), Wallon (1971) entre outros. Assim, espera-se que a pesquisa contribua para a compreensão aprofundada do papel das emoções, afetividade e amorosidade no processo educativo. A partir dos resultados, pretende-se colaborar com diretrizes e propostas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento socioemocional dos alunos, reforçando a importância de práticas educativas humanizadoras.

