EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIRIANA

Autores

  • Mayara Grazielle Consentino Ferreira da Silva
  • Cristiane Pimentel Victório

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Paulo Freire, Concepção Crítica, Transformação Socioambiental

Resumo

O presente artigo teve como objetivo abordar as contribuições do pensamento de Paulo Freire para a educação ambiental crítica. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica. O levantamento das referências teóricas foi feito por meio da plataforma Google e se utilizou as palavras-chave: ‘‘educação ambiental crítica’’, ‘‘educação ambiental Paulo Freire’’ e ‘‘educação ambiental freiriana’’. Encontramos artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso, livros e trabalhos apresentados em eventos científicos. As obras de Paulo Freire também foram consultadas. A educação ambiental crítica se constitui em uma ferramenta fundamental para enfrentar a atual crise socioambiental, uma vez que busca promover a transformação socioambiental necessária. A educação ambiental crítica viabiliza uma percepção mais crítica sobre a realidade a fim de mudá-la, tornando-a mais próxima daquilo que desejamos. Ela proporciona mais do que ações individuais, visto que favorece a participação social e o engajamento nas causas ambientais.

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Silva, M. G. C. F. da, & Victório, C. P. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIRIANA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 4(1), e150. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/150