METODOLOGIA ATIVA WORLD CAFÉ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
World Café, Métodos de Aprendizagem, Educação, Metodologia AtivaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a vivência de estudantes em uma disciplina intitulada “As Metodologias Ativas Aliadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem” durante uma aula que discutiu a temática World Café. O World Café é uma metodologia ativa de aprendizagem que visa fomentar a troca de ideias e diálogos em grupo entre os participantes, com base em temas orientadores e em ambiente descontraído e informal como o de uma cafeteria. A motivação para o desenvolvimento do trabalho fundamenta-se no desafio de relatar a experiência vivenciada a fim de divulgar esta concepção metodológica e apresentar uma estratégia para construir e compartilhar conhecimentos em várias áreas, especialmente na educação, visando promover a comunicação e a aproximação entre equipes para estimular ideias coletivas. Participaram da proposta cinco estudantes regularmente inscritas na disciplina de metodologias ativas e a docente responsável. Para aclaramento da proposta esse relato foi dividido em introdução, referencial teórico, descrição/análise da experiência vivenciada e considerações finais. Ao longo do processo e ao final da atividade realizada, constatou-se que a vivência da metodologia ativa do World Café apresentou-se como uma maneira dinâmica, informal e prazerosa de abordar questões significativas relacionadas à disciplina cursada, atingindo resultados satisfatórios, a partir da criação de espaços para conversação. Como resultados, considera-se que a metodologia ativa possui uma característica de natural eficiência, pois o ser humano é essencialmente um ser social, que partilha suas experiências por meio da comunicação.