ANÁLISE DOS CONTEÚDOS ATITUDINAIS EM DISSERTAÇÕES DO PPGECT-PG: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Vanessa Denck Colman
  • Eloiza Ávila Aparecida Silva de Matos
  • Elaine da Silva Ramos

Palavras-chave:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Estratégias de Ensino, Tipologia de Conteúdo Atitudinal, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da dissertação que visou analisar por meio das dissertações, as Sequências Didáticas (SD) aplicadas aos anos iniciais no ensino de ciências de acordo com as tipologias de conteúdos de Zabala. O objetivo deste trabalho foi investigar como os conteúdos atitudinais são abordados nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT-PG) e avaliar as contribuições desses conteúdos para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Os conteúdos atitudinais foram encontrados com maior profundidade em uma das dissertações analisadas onde as estratégias provocaram mudanças de atitudes nos alunos. Os resultados encontrados apontam para a importância em se trabalhar com diferentes tipos de conteúdos, pois com essa integração a aprendizagem será integral e com significado, contribuindo para formação dos indivíduos. Essa pesquisa sugere que professores dos anos iniciais cada vez mais utilizem a organização de seus ensinamentos por meio de SD levando em conta as tipologias de conteúdos propostas por Zabala. De acordo com as análises infere-se que ao utilizar dessa estratégia o ensino será mais contextualizando, incentivando o protagonismo dos alunos e aprimorando o ensino e aprendizagem de ciências.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

Colman, V. D., Matos, E. Ávila A. S. de, & Ramos, E. da S. (2024). ANÁLISE DOS CONTEÚDOS ATITUDINAIS EM DISSERTAÇÕES DO PPGECT-PG: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 4(1), e216. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/216