ECO E NARCISO NA FORMAÇÃO DOCENTE: A RELAÇÃO DO ENGAJAMENTO E DESENGAJAMENTO NA COLCHA DE RETALHOS

Autores

  • Leila Sampaio da Silva
  • Murilo de Castro Pires
  • Margaréte May Berkenbrock- Rosito
  • Nataly Chaves de Freitas

Palavras-chave:

Conhecimento de Si, Experiências, Engajamento, Colcha de Retalhos

Resumo

A presente pesquisa busca compreender a relação do engajamento e desengajamento docente a partir do texto de Carmé (2008) com o dispositivo, formativo e epistemológico Colcha de Retalhos de Berkenbrock-Rosito (2008). Para ampliar os estudos temos como base os textos indicados na disciplina Subjetividades Formação e Aprendizagens (formação, concepção e práticas), do curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade da cidade de São Paulo (UNICID), no 2º semestre de 2023. O recorte temático está direcionado para o elemento alegórico do mito de Eco e Narciso, o conhecimento de si de Josso (2012), às experiências formativas de Villas Bôas (2017). Fez-se uma análise do corpus a partir do círculo hermenêutico de Gadamer (1997), em que a interpretação é desenvolvida do todo para parte e da parte para o todo. Assim, ampliamos a compreensão do potencial formativo oportunizado pela Colcha de Retalhos.

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Publicado

2024-06-18

Como Citar

Silva, L. S. da, Pires, M. de C., Berkenbrock- Rosito, M. M., & Freitas, N. C. de. (2024). ECO E NARCISO NA FORMAÇÃO DOCENTE: A RELAÇÃO DO ENGAJAMENTO E DESENGAJAMENTO NA COLCHA DE RETALHOS. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), e189. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/189