ECO E NARCISO NA FORMAÇÃO DOCENTE: A RELAÇÃO DO ENGAJAMENTO E DESENGAJAMENTO NA COLCHA DE RETALHOS
Palavras-chave:
Conhecimento de Si, Experiências, Engajamento, Colcha de RetalhosResumo
A presente pesquisa busca compreender a relação do engajamento e desengajamento docente a partir do texto de Carmé (2008) com o dispositivo, formativo e epistemológico Colcha de Retalhos de Berkenbrock-Rosito (2008). Para ampliar os estudos temos como base os textos indicados na disciplina Subjetividades Formação e Aprendizagens (formação, concepção e práticas), do curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade da cidade de São Paulo (UNICID), no 2º semestre de 2023. O recorte temático está direcionado para o elemento alegórico do mito de Eco e Narciso, o conhecimento de si de Josso (2012), às experiências formativas de Villas Bôas (2017). Fez-se uma análise do corpus a partir do círculo hermenêutico de Gadamer (1997), em que a interpretação é desenvolvida do todo para parte e da parte para o todo. Assim, ampliamos a compreensão do potencial formativo oportunizado pela Colcha de Retalhos.