FORMAÇÃO DOCENTE E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, Diretrizes Educacionais, MetodologiaResumo
Resultantes da globalização e mudanças tecnológicas são agentes que mudam dinâmicas profissionais e sociais. Os modelos de interação em sociedade, principalmente no ambiente de trabalho, são reconstruídos ao longo do tempo. Aparecem, dessa forma novas solicitações por perfis profissiográficos que respondem às mudanças ocorridas. Reflete-se sobre o papel do meio educacional superior e das óticas curriculares na formação desses futuros profissionais de várias áreas. Nesta ótica, ganham espaço nesse diálogo, as metodologias e métodos ativos no ambiente de aprendizagem que possuem o estudante com o centro do processo de aprendizagem e ensino, aproximando as formações profissionais e acadêmicas. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo a compreensão de aspectos históricos e princípios de formatos de metodologias utilizadas na aprendizagem e sua implementação em processos curriculares de educação superior no Brasil. Para isso, são considerados e utilizados movimentos históricos de pressupostos e teorias que auxiliaram na sistematização das seguintes metodologias ativas de aprendizagem. No ambiente das Diretrizes Curriculares Nacionais e das orientações e dos princípios dessas metodologias são debatidos, habilidades e perfis profissionais exigidos em projetos curriculares na implementação da aprendizagem ativa. Conclui-se com os resultados que movimentos históricos e princípios de metodologias ativas orientam propostas novas de desenhos curriculares no ambiente educacional superior. Como sugestão as instituições são propostas a inserção de estudantes no ambiente de solução de problemas, dando ênfase aspectos de autonomia frente a situações diárias no ambiente de profissão, bem como promoção técnico-científica com atitudes de capacidade de trabalhar e ações ético-humanísticas com intuito de unir e atuar em equipes multidisciplinares.