FORMAÇÃO DOCENTE E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Vinicius da Silva Freitas
  • Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
  • Adilson Gomes de Campos
  • Hilton Giovani Neves
  • Maria Amelia dos Santos Peres
  • Marcos André Barros Pereira
  • Lidiane Dias Reis
  • Iara Karise dos Santos Mendes

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior, Diretrizes Educacionais, Metodologia

Resumo

Resultantes da globalização e mudanças tecnológicas são agentes que mudam dinâmicas profissionais e sociais. Os modelos de interação em sociedade, principalmente no ambiente de trabalho, são reconstruídos ao longo do tempo. Aparecem, dessa forma novas solicitações por perfis profissiográficos que respondem às mudanças ocorridas. Reflete-se sobre o papel do meio educacional superior e das óticas curriculares na formação desses futuros profissionais de várias áreas. Nesta ótica, ganham espaço nesse diálogo, as metodologias e métodos ativos no ambiente de aprendizagem que possuem o estudante com o centro do processo de aprendizagem e ensino, aproximando as formações profissionais e acadêmicas. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo a compreensão de aspectos históricos e princípios de formatos de metodologias utilizadas na aprendizagem e sua implementação em processos curriculares de educação superior no Brasil. Para isso, são considerados e utilizados movimentos históricos de pressupostos e teorias que auxiliaram na sistematização das seguintes metodologias ativas de aprendizagem. No ambiente das Diretrizes Curriculares Nacionais e das orientações e dos princípios dessas metodologias são debatidos, habilidades e perfis profissionais exigidos em projetos curriculares na implementação da aprendizagem ativa. Conclui-se com os resultados que movimentos históricos e princípios de metodologias ativas orientam propostas novas de desenhos curriculares no ambiente educacional superior. Como sugestão as instituições são propostas a inserção de estudantes no ambiente de solução de problemas, dando ênfase aspectos de autonomia frente a situações diárias no ambiente de profissão, bem como promoção técnico-científica com atitudes de capacidade de trabalhar e ações ético-humanísticas com intuito de unir e atuar em equipes multidisciplinares.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

Freitas, V. da S., Rocha, G. G. S. da, Campos, A. G. de, Neves, H. G., Peres, M. A. dos S., Pereira, M. A. B., … Mendes, I. K. dos S. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), e170. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/170