AVALIAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – IFRO

Authors

  • Rosânia Araújo Silva Cancian
  • Alexandre Nascimento de Almeida
  • Nayara Guetten Ribaski

Keywords:

Avaliação de Políticas Públicas, Gestão da Educação, Educação Profissional, Amazônia

Abstract

 O agronegócio é o setor mais importante da economia nacional, respondendo por um terço do PIB brasileiro. Para esse setor continuar competitivo é importante garantir uma formação de qualidade para os profissionais que atuam no setor, elevando a importância de uma ampla avaliação dos cursos técnicos em agropecuária. Assim, o objetivo do trabalho é avaliar, por meio da percepção dos egressos, o curso de nível médio integrado Técnico em Agropecuária ofertado pelo IFRO nos campi de Colorado do Oeste e Ariquemes, tendo como objetivos específicos: 1) descrever o perfil do egresso; 2) avaliar os pontos fortes e fracos dos cursos e indicar sugestões de melhoria. A pesquisa contou com dados obtidos de 111 questionários respondidos. O perfil dos egressos do curso técnico em agropecuária do IFRO são, em sua maioria, jovens com idade média de 19,5 anos, do gênero masculino, moradores da zona urbana, com renda familiar de até três salários mínimos e que estão cursando o ensino superior. Em geral, o curso foi bem avaliado por seus egressos, destacando críticas quanto a qualidade e quantidade de atividades e aulas práticas. 

Published

2023-07-19

How to Cite

Cancian, R. A. S., Almeida, A. N. de, & Ribaski, N. G. (2023). AVALIAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – IFRO. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(2), 193–220. Retrieved from https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/249