A CONSTRUÇÃO DO OUTRO E O ENSINO DE HISTÓRIA: O ORIENTE MÉDIO CONTEMPORÂNEO NA SALA DE AULA

Autores

  • David Anderson Zanoni Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Ensino de História, Mídia, Oriente Médio, Orientalismo

Resumo

O debate em torno do Oriente Médio contemporâneo é pauta dos principais jornais e meios de comunicação nos últimos trinta anos. Esse tema complexo, quando se trata de mass media ocidental, tende a ser simplificado ou analisado de forma unilateral e parcial, justamente pelo lugar de discurso que ocupa. Em sala de aula, nós, educadores e historiadores, precisamos estabelecer um diálogo problematizador, crítico e reflexivo em torno dessas temáticas que se apresentam na sociedade com viés homogeneizante, formador de preconceitos e que fomenta o ódio às culturas tidas como exógenas, caso do Oriente muçulmano. Essa é a proposta, apresentada aqui, nesse breve esboço que tem como objeto de pesquisa a própria sala de aula e o ensino de História.   

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

Zanoni, D. A. (2021). A CONSTRUÇÃO DO OUTRO E O ENSINO DE HISTÓRIA: O ORIENTE MÉDIO CONTEMPORÂNEO NA SALA DE AULA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 128–143. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/8