EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DAS LINGUAGENS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n1-011Palavras-chave:
Linguagens, Educação Física, Licenciatura, EscolaResumo
O objetivo deste trabalho é mapear e analisar as publicações que relacionam à inserção da Educação Física (EF) na área das linguagens e compreender como a temática vem sendo abordado e quais as bases epistemológicas presentes. A partir do debate sobre a crise de identidade da área desencadeada na década de 1980, tais discussões emergiram no cenário acadêmico, desencadeando uma alteração nas bases epistemológicas. Tais discussões se refletiram nos documentos que norteiam os currículos para o ensino da EF na educação básica. Realizamos uma revisão sistemática da literatura nas principais bases científicas da área, quatorze artigos foram analisados utilizando-se da análise de conteúdo. Consideramos que a fundamentação teórica que norteia a construção dos artigos acessa diferentes correntes teóricas para compreender a inserção da EF na área das linguagens e, percebe-se, uma dificuldade de compreensão em relação a esse posicionamento na prática pedagógica dos docentes, bem como na formação de professores.

