EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DAS LINGUAGENS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Autores

  • Ayra Lovisi
  • Ludmila Nunes Mourão
  • Wilson Alviano Júnior
  • Andressa Bernardo Vanconcelos
  • Ronald Rodrigues Malaquias
  • João Vitor de Souza Moreira
  • Felipe Barbério Guedes
  • Charles Willian da Silva Cruz

DOI:

https://doi.org/10.55905/reiv5n1-011

Palavras-chave:

Linguagens, Educação Física, Licenciatura, Escola

Resumo

O objetivo deste trabalho é mapear e analisar as publicações que relacionam à inserção da Educação Física (EF) na área das linguagens e compreender como a temática vem sendo abordado e quais as bases epistemológicas presentes. A partir do debate sobre a crise de identidade da área desencadeada na década de 1980, tais discussões emergiram no cenário acadêmico, desencadeando uma alteração nas bases epistemológicas. Tais discussões se refletiram nos documentos que norteiam os currículos para o ensino da EF na educação básica. Realizamos uma revisão sistemática da literatura nas principais bases científicas da área, quatorze artigos foram analisados utilizando-se da análise de conteúdo. Consideramos que a fundamentação teórica que norteia a construção dos artigos acessa diferentes correntes teóricas para compreender a inserção da EF na área das linguagens e, percebe-se, uma dificuldade de compreensão em relação a esse posicionamento na prática pedagógica dos docentes, bem como na formação de professores.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

Lovisi, A., Mourão, L. N., Alviano Júnior, W., Vanconcelos, A. B., Malaquias, R. R., Moreira, J. V. de S., … Cruz, C. W. da S. (2025). EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DAS LINGUAGENS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(1), e253. https://doi.org/10.55905/reiv5n1-011