AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS QUE PURAMENTE OBSERVAM E OS QUE REALIZAM UM EXPERIMENTO
Palavras-chave:
Experimento, Ensino de Química, Observação, PráticaResumo
Este artigo visa aprimorar o ensino de Química por meio da experimentação, uma estratégia didática que fomenta o pensamento científico e o engajamento dos alunos. Justifica-se pela necessidade de superar a abordagem demonstrativa comum, que limita a participação ativa dos alunos, analisando, portanto, a diferença na aprendizagem entre estudantes que apenas observam experimentos e aqueles que os realizam. A pesquisa envolveu alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual do Ceará, Brasil. Eles foram divididos em grupos para observar ou realizar a prática experimental de determinar o teor de álcool na gasolina, um tema pertinente ao cotidiano. Com abordagem quali-quantitativa, o estudo utilizou observações, questionários e testes para comparar os resultados de ambas as intervenções. Os dados apontam que, apesar de ambos os métodos promoverem a aprendizagem, a prática ativa desenvolve habilidades adicionais, como maior compreensão científica e motivação, que a observação isolada não proporciona.

