AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS QUE PURAMENTE OBSERVAM E OS QUE REALIZAM UM EXPERIMENTO

Autores

  • Maria Alice da Costa Silva
  • Glaydson Leandro Farias Mendonça
  • João Batista Araújo da Silva Junior
  • Ana Paula Araújo Mota
  • Lauro Araújo Mota
  • Dráulio Sales da Silva
  • Rodolfo de Melo Nunes

Palavras-chave:

Experimento, Ensino de Química, Observação, Prática

Resumo

Este artigo visa aprimorar o ensino de Química por meio da experimentação, uma estratégia didática que fomenta o pensamento científico e o engajamento dos alunos. Justifica-se pela necessidade de superar a abordagem demonstrativa comum, que limita a participação ativa dos alunos, analisando, portanto, a diferença na aprendizagem entre estudantes que apenas observam experimentos e aqueles que os realizam. A pesquisa envolveu alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual do Ceará, Brasil. Eles foram divididos em grupos para observar ou realizar a prática experimental de determinar o teor de álcool na gasolina, um tema pertinente ao cotidiano. Com abordagem quali-quantitativa, o estudo utilizou observações, questionários e testes para comparar os resultados de ambas as intervenções. Os dados apontam que, apesar de ambos os métodos promoverem a aprendizagem, a prática ativa desenvolve habilidades adicionais, como maior compreensão científica e motivação, que a observação isolada não proporciona.

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

Silva, M. A. da C., Mendonça, G. L. F., Junior, J. B. A. da S., Mota, A. P. A., Mota, L. A., Silva, D. S. da, & Nunes, R. de M. (2024). AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DA APRENDIZAGEM ENTRE ALUNOS QUE PURAMENTE OBSERVAM E OS QUE REALIZAM UM EXPERIMENTO. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 4(2), e225 . Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/225