INTERFACES ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, GESTÃO DEMOCRÁTICA E TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE PROFESSORAS.

Autores

  • Larissa dos Santos Dutra Universidade Federal de Santa Maria
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação Infantil. Gestão Escolar Democrática. Políticas Educacionais. Trabalho Pedagógico.

Resumo

Sistematiza-se um estudo realizado com professoras de Educação Infantil, com o intuito de analisar como a gestão democrática se apresenta no discurso das mesmas sobre trabalho pedagógico. Através de estudo de caso, foram produzidos dados, de forma remota, devido à pandemia do Covid-19. Foi aplicado um questionário semiestruturado, com perguntas objetivas, e os dados, uma vez analisados, permitiram descrever características do trabalho pedagógico das professoras, a relação e impacto da gestão escolar sobre este trabalho, na Educação Infantil. De maneira geral, as professoras, representantes do grupo maior de professores deste nível da Educação Básica, relataram que a gestão, no modo como é encaminhada, possibilita ou dificulta o trabalho pedagógico, a autonomia e a elaboração do projeto pedagógico, o qual determina o trabalho pedagógico.

Biografia do Autor

Larissa dos Santos Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM

Professora da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

dos Santos Dutra, L., & Soares Ferreira, L. (2023). INTERFACES ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, GESTÃO DEMOCRÁTICA E TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE PROFESSORAS. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), 21–39. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/84