PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO FORMATIVO DISCENTE E DOCENTE

Autores

  • Andréa Pereira Parente SENAI, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - CETIQT
  • Cassiano Dalberto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • José Marquiel Palhano SENAI, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - CETIQT
  • Luis Hilário Ferrigo SENAI, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - CETIQT
  • Rafael Moraes Soares SENAI, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - CETIQT
  • Patrich Damasseno SENAI, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - CETIQT
  • Juliana Gomes de Macedo SENAI, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - CETIQT

Palavras-chave:

Avaliação, Processo formativo, Docente-pesquisador

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as diferentes funções da avaliação à luz da Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP) bem como  uma análise da  contribuição do processo de avaliar o ensino como parte do desenvolvimento formativo dos discentes e docentes. Para tal, fez-se uso da metodologia científica de processos de relatos de experiência associada a pesquisa bibliográfica e relatos de experiência em que os sujeitos da pesquisa são docentes e, simultaneamente, discentes do curso de pós-graduação em docência profissional e tecnológica.  Com a intenção de acompanhar a transformação das práticas pedagógicas na formação de docentes-reflexivos e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem, pensamos as contradições das práticas avaliativas em um processo de trabalho coletivo articulado, principalmente, com os autores Perrenoud (1999) e Luckesi (2005). O desdobramento da investigação científica evidencia a transformação dos sujeitos e objetos da pesquisa: nos anos iniciais da carreira docente as avaliações são, na maioria dos casos, pautadas exclusivamente em mecanismos de seleção e, em um segundo momento, as avaliações se diversificam e são pautadas no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: avaliação; processo formativo; docente-pesquisador.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

Pereira Parente, A., Dalberto, C., Marquiel Palhano, J., Hilário Ferrigo, L., Moraes Soares, R., Damasseno, P., & Gomes de Macedo, J. (2021). PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO FORMATIVO DISCENTE E DOCENTE. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 162–173. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/7