PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO FORMATIVO DISCENTE E DOCENTE
Palavras-chave:
Avaliação, Processo formativo, Docente-pesquisadorResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre as diferentes funções da avaliação à luz da Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP) bem como uma análise da contribuição do processo de avaliar o ensino como parte do desenvolvimento formativo dos discentes e docentes. Para tal, fez-se uso da metodologia científica de processos de relatos de experiência associada a pesquisa bibliográfica e relatos de experiência em que os sujeitos da pesquisa são docentes e, simultaneamente, discentes do curso de pós-graduação em docência profissional e tecnológica. Com a intenção de acompanhar a transformação das práticas pedagógicas na formação de docentes-reflexivos e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem, pensamos as contradições das práticas avaliativas em um processo de trabalho coletivo articulado, principalmente, com os autores Perrenoud (1999) e Luckesi (2005). O desdobramento da investigação científica evidencia a transformação dos sujeitos e objetos da pesquisa: nos anos iniciais da carreira docente as avaliações são, na maioria dos casos, pautadas exclusivamente em mecanismos de seleção e, em um segundo momento, as avaliações se diversificam e são pautadas no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: avaliação; processo formativo; docente-pesquisador.