A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO POSSIBILIDADE DE REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO

Autores

  • Adriel Paulo Scolari Centro Universitário IDEAU
  • Ana Paula Pinheiro Centro Universitário IDEAU
  • Carina Turski Centro Universitário IDEAU
  • Consuelo Cristine Piaia Centro Universitário IDEAU
  • Gean Zimermann da Silva Centro Universitário IDEAU
  • Rafaela Soares Centro Universitário IDEAU
  • Vitórya Zanatta Barroso Centro Universitário IDEAU

Palavras-chave:

Edcucação, Tendências Pedagógicas, Educação Transformadora, Brasil

Resumo

A maneira como as ações pedagógicas são conduzidas no âmbito escolar, envolvem uma série de reflexões e objetivos, tornando assim, as práticas pedagógicas diversas no que diz respeito às suas intencionalidades e propósitos. O artigo apresenta um breve histórico da educação no Brasil, em que destacam-se as principais tendências pedagógicas utilizadas ao longo dos anos, dependendo do contexto histórico social e político vivenciado. Houve a necessidade da reestruturação do ensino, com o objetivo de ressignificar a prática docente através do processo de reflexão, conhecido como Educação Transformadora. A metodologia empregada para responder tais questões se caracteriza como revisão bibliográfica e explicativa. O presente artigo visa refletir sobre as práticas pedagógicas, contrapondo as principais concepções e transformações na educação do país. Diante do exposto, e conforme destaca-se nos resultados e considerações finais, a educação deve ser um processo de humanização, pois é através do conhecimento e da criticidade que se rompem barreiras, bem como paradigmas já estabelecidos na sociedade.

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Publicado

2021-07-13

Como Citar

Scolari, A. P., Pinheiro, A. P., Turski, C., Piaia, C. C., Silva, G. Z. da, Soares, R., & Barroso, V. Z. (2021). A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA COMO POSSIBILIDADE DE REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 81–96. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/6