OS PROFESSORES E A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS: UM ESTADO DE CONHECIMENTO DAS PUBLICAÇÕES DE MARÇO A SETEMBRO DE 2020 NO BRASIL
Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Pandemia e Professores, 2020Resumo
Em decorrência do Corona Vírus e com vistas a reduzir sua disseminação, medidas preventivas foram adotadas em todos os âmbitos sociais, incluindo o ensino remoto, que alterou a metodologia de ensino dos professores e hábitos da comunidade escolar. Uma forma de compreendermos esse contexto e superarmos as dificuldades decorrentes dessas mudanças é o compartilhamento de experiências da prática docente mediante produções acadêmicas. O presente artigo refere-se a um Estado de Conhecimento, tendo como objetivo investigar trabalhos publicados de março a setembro de 2020, com discussões correlacionadas aos professores e à pandemia. A metodologia consiste em localizar publicações mediante o tema preestabelecido, definindo uma plataforma de busca e delimitando o campo. A plataforma definida foi o Google Acadêmico e os descritores utilizados foram: professores e pandemia. Utilizamos a pesquisa avançada para localizar trabalhos em que os descritores estivessem apenas no título (allintittle). Após localizar os trabalhos, realizamos uma análise sistemática, dessa forma, ao escrever sobre os trabalhos estaremos enfatizando as percepções já delimitadas pelos respectivos autores. Como resultado imediato da busca, encontramos nove títulos e, ao aprofundar-nos neste número, cinco artigos publicados em revistas, três resumos apresentados em eventos e um Trabalho de Conclusão de Curso. Diante da investigação desenvolvida, foi possível realizar a descrição sobre cada um dos trabalhos. Dessa forma, concebemos que os artigos publicados sobre os professores e a Pandemia no ano de 2020, em maioria, referem-se às visões e opiniões dos professores sobre o ensino remoto/ensino a distância e empenham-se em ouvi-los sobre a prática docente neste cenário, bem como, desenvolvem reflexões e discussões sobre a prática educativa e os processo de formação de professores. Mediante o trabalho desenvolvido, podemos concluir que nosso objetivo foi alcançado, pois encontramos e descrevemos os artigos publicados em revistas no ano de 2020 sobre os professores e a Pandemia.