PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA

Autores

  • Laíssa França Barbieri Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dânia Barro Centro Universitário Ideau
  • Flávio Carlos Barro Centro Universitário Ideau

Palavras-chave:

Aprendizagem. Projetos. Metodologias ativas.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo identificar benefícios ou não do uso de metodologia ativa em um
projeto desenvolvido por uma faculdade privada do interior do Rio Grande do Sul. Tal identificação se dá a
partir da perspectiva dos discentes dos cursos Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se uma
pesquisa quantitativa com a participação de 150 estudantes, por meio de um questionário com 16 questões cujas
respostas seguiam a escala Likert. Como principal resultado no âmbito dos pontos positivos obteve-se o
percentual de 57,3% dos estudantes considera que a proposta metodológica colabora para sua formação, uma vez
que o mesmo proporciona o contato com a realidade, facilitando a aprendizagem o que para os estudantes isto se
torna uma vantagem quando inseridos no mercado de trabalho. Por outro lado, a dificuldade em entender a
proposta, a falta de tempo dos estudantes e a falta de auxílio dos professores são os principais responsáveis pelas
avaliações negativas do projeto. Assim, o estudo aponta que as metodologias ativas de aprendizagem, utilizadas
no desenvolvimento de projetos apresenta tanto pontos positivos como pontos negativos, e que o papel do
professor é fundamental para que de fato o projeto proposto aconteça de modo a ser um benefício à formação do
estudante

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Publicado

2021-07-13

Como Citar

França Barbieri, L., Barro, D., & Barro, F. C. (2021). PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 57–69. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/30