A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 E 7 ANOS ACERCA DA PROFISSÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Beatriz Menegaz Centro Universitário UNIDEAU
  • Celine Natali Daronch Tonial Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Educação, Sociedade, Professor

Resumo

O presente escrito apresenta como problemática o entendimento da atual situação da profissão do
professor, elencando assim, quais os problemas e as suas consequências ao cenário educacional e social.
Justifica-se a pesquisa a fim de ampliar a percepção do leitor sob a profissão do professor e sua
imprescindibilidade, oportunizando a construção de novas perspectivas sobre essa. O objetivo do presente
estudo anal e compreender a percepção de crianças de 5 e 7 anos diante da figura do professor, entendendo a
trajetória da profissão de educador em seu aspecto histórico e sua representatividade perante a sociedade
brasileira contemporânea, além de constatar os fatores que motivam a atual situação de desvalorização e
desprestígio. Para a pesquisa bibliográfica, buscou-se compreender quais os motivos que contribuíram para a
situação atual. Desse modo, na primeira seção serão evidenciados aspectos relacionados a trajetória histórica do
professor. Na segunda, evidencia-se as causas e motivos que levam a atual situação do educador, destacando os
diferentes problemas enfrentados nesta profissão e as desvantagens e consequências que geram para a sociedade.
Por último, alia-se às construções de pesquisa bibliográfica com uma pesquisa ação entre crianças de cinco e sete
anos, podendo assim analisar as diferentes percepções no período da infância em relação ao professor, suas
colocações, indagações e registros. Diante deste contexto, delimita-se também as possíveis soluções direcionadas
a esta contextualização, o ressignificar do professor visto pelo olhar das crianças e a importante conscientização
das dimensões políticas e sociais a respeito desta profissão de nobre valor e grande relevância para o cenário
atual. Assim, a pesquisa estabelece uma conexão entre a realidade da profissão dos professores, trazendo uma
linha esperançosa conduzida pela percepção das crianças sob os educadores.

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Publicado

2021-07-13

Como Citar

Menegaz, B., & Daronch Tonial, C. N. (2021). A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS DE 5 E 7 ANOS ACERCA DA PROFISSÃO DO PROFESSOR. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 17–36. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/28