EFEITOS DIRETOS DO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO NA RENDA MUNICIPAL NO PARANÁ: UM ESTUDO ECONOMÉTRICO ESPACIAL
Palavras-chave:
Política Educacional, Desenvolvimento Regional, SLX, Econometria EspacialResumo
Este estudo investiga o impacto da política educacional de transformação dos Centros Federais de Ensino Tecnológico do Paraná (CEFET-PR) em unidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nos indicadores socioeconômicos locais de um conjunto de municípios do Paraná. A pesquisa utiliza um modelo econométrico espacial do tipo Spatial Lag of X (SLX) para analisar os efeitos diretos e indiretos da presença da UTFPR na renda média dos municípios paranaenses. Foram considerados dois marcos temporais, 2005 e 2021, para comparar os indicadores socioeconômicos antes e depois da implementação da política. Os resultados indicam que a política de expansão da UTFPR possui um efeito positivo na renda média dos municípios estudados, promovendo o desenvolvimento educacional, tecnológico e profissional nas microrregiões abrangidas pela universidade. A análise econométrica espacial permitiu demonstrar a relevância do ensino superior tecnológico como um vetor de desenvolvimento regional.