EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PERSPECTIVAS SOCIOINTERACIONISTAS NA SALA DE AULA: UM OLHAR DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AS VOZES, OS CORPOS E AS IMAGENS

Autores

  • Carla Adriane Rodrigues Botelho
  • Carlos Roberto Wensing Ferreira
  • Cláudia Gadelha Alves
  • Fabiano Sales de Aguiar
  • José Flávio da Paz

Palavras-chave:

Aula-Passeio, Instrumento Didático-Pedagógico, Formação Docente, Educação Patrimonial, Interculturalidade

Resumo

A preservação e valorização do patrimônio cultural são aspectos fundamentais para a construção de uma identidade coletiva e o fortalecimento do senso de pertencimento à comunidade. Nesse contexto, a educação patrimonial surge como uma abordagem pedagógica que visa promover o entendimento e a valorização do patrimônio cultural, ao mesmo tempo, em que estimula o diálogo e a participação dos cidadãos na sua preservação e promoção. Logo, a integração das perspectivas sociointeracionistas amplia essa abordagem, valorizando as vozes, os corpos e as imagens que compõem a paisagem urbana. São objetivos deste artigo analisar a concepção de educação patrimonial e perspectivas sociointeracionistas no contexto escolar; identificar práticas pedagógicas que promovam a educação patrimonial e as perspectivas sociointeracionistas na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental; e, avaliar o impacto dessas práticas na construção da consciência patrimonial e identitária dos discentes. Será utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, objetivando investigar as concepções teóricas sobre educação patrimonial, perspectivas sociointeracionistas e suas aplicações na prática pedagógica dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, sustentada pelos pensamentos de Grunberg (2007), Horta, Grunberg e Monteiro (1999), IPHAN (2024), (Melo, Souza e Barbosa, (2022), Siviero (2015), Vygotsky (1998 e 2000) entre outros que investigam questões relacionadas ao patrimônio cultural, memória e identidade, cognição e aprendizagem, especialmente no contexto local. Esperamos contribuir para a compreensão da importância da Educação Patrimonial, à luz das perspectivas sociointeracionistas, na formação de uma consciência crítica e identitária nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

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Publicado

2024-11-27

Como Citar

Botelho, C. A. R., Ferreira, C. R. W., Alves, C. G., Aguiar, F. S. de, & Paz, J. F. da. (2024). EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E PERSPECTIVAS SOCIOINTERACIONISTAS NA SALA DE AULA: UM OLHAR DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AS VOZES, OS CORPOS E AS IMAGENS. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 4(2), e224 . Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/224