A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Andrei Zandoná Bollis
  • Leonel Piovezana

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Inglês, Ensino, Aprendizado

Resumo

Este estudo aborda questões e problemáticas enfrentadas por professores de idiomas, especialmente os de língua inglesa que trabalham com educação especial, e a forma como está ocorrendo o aprendizado, com enfoque em estudantes surdos e com deficiência visual. Tem como objetivos identificar barreiras enfrentadas pelos professores e examinar os impactos de práticas inclusivas. A pesquisa ocorreu por meio de levantamento bibliográfico, a partir de leituras e seleção de dissertações sobre a temática e de artigos científicos, da SciELO e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e da participação no componente curricular Educação Especial e Inclusão, do PPGE da Unochapecó e no grupo de pesquisa SULEAR. Quanto aos resultados, demonstram a necessidade de investimentos na formação de professores especialistas em educação especial, aquisição de materiais didáticos específicos e construção de espaços tecnológicos para o ensino de línguas. Houve avanços na melhoria de métodos e estratégias aplicados, cabendo ainda ao professor rever e aperfeiçoar práticas pedagógicas de inclusão.

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

Bollis, A. Z., & Piovezana, L. (2024). A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), e198. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/198