APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ALIADA A GAMES EDUCATIVOS: RELATOS SEGUNDO OS ESTUDANTES PARTICIPANTES

Autores

  • Lucimara de Sousa Teixeira
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol
  • Raquel Rosan Christino Gitahy

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Games, Curso Técnico, Informática

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a metodologia da aprendizagem baseada em projetos para a criação de games. O contexto de investigação envolveu 40 estudantes, com faixa etária de 15 a 17 anos de um curso técnico de Informática. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa de intervenção, sendo utilizado um questionário diagnóstico de perfil e expectativas, observação durante os passos da metodologia da aprendizagem baseada em projetos e por fim um grupo focal a fim de refletir sobre a experiência vivenciada. Os dados revelaram que a metodologia ABP, quando articulada às tecnologias digitais de informação e comunicação, em especial, ao desenvolvimento de games no ambiente do curso técnico de Informática amplia as possibilidades para a construção de novos conhecimentos, de forma mais colaborativa, significativa e contextualizada.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

Teixeira, L. de S., Terçariol, A. A. de L., & Gitahy, R. R. C. (2024). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ALIADA A GAMES EDUCATIVOS: RELATOS SEGUNDO OS ESTUDANTES PARTICIPANTES. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), e193 . Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/193