O PAPEL TRANSFORMADOR DO PROFESSOR NA ERA DIGITAL: ADAPTAÇÃO, INOVAÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:
Aprendizagem Digital, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Educação Inclusiva, Formação de Professores, Inovação PedagógicaResumo
Este trabalho examina o panorama da aprendizagem digital e a integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no contexto educacional. A expansão dos programas de aprendizagem digital, tanto no Brasil como uma forma de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, melhorar a aprendizagem e a eficácia dos educadores, além de proporcionar educação de alta qualidade a quem não teria acesso de outra maneira. No entanto, a falta de acesso às tecnologias e a divisão digital persistem como desafios significativos, criando desigualdades educacionais. Destaca-se também a formação contínua dos educadores no uso eficaz das TIC como fundamental para maximizar seus benefícios, garantindo um ambiente de aprendizagem inclusivo e dinâmico. Caracteriza-se metodologicamente como uma revisão que abrange a análise de artigos científicos que discutem o impacto das TIC na educação, com o objetivo de analisar o panorama da aprendizagem digital.