CRIANÇAS PEQUENAS X TELAS E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS: UM DEBATE A PARTIR DE MATÉRIAS DA REVISTA CRESCER
Palavras-chave:
Infância, Mídias Eletrônicas, Artefatos Culturais, TelasResumo
O artigo tem como objetivo compreender e problematizar a discussão sobre a exposição de crianças pequenas a telas, tomando como artefato a Revista Crescer online, a partir da análise de matérias sobre o tema, apoiada por meio de uma revisão bibliográfica dos Estudos Culturais e Estudos da Infância. Para tanto, a metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo, elaborada por Bardin (1977). Por meio do posicionamento e dos argumentos das matérias sobre a exposição de telas, foram construídas quatro categorias para a análise: “luminosidade”, “linguagem”, “corporeidade” e “rendimento escolar”, a partir de 25 matérias selecionadas, publicadas nos anos de 2014 a 2020. A pesquisa tem como finalidade contribuir com o debate nas escolas infantis, que pretendem auxiliar suas práticas pedagógicas, por meio da construção de uma argumentação sólida, a favor ou contra o uso de telas eletrônicas e tecnologias digitais.