CRIANÇAS PEQUENAS X TELAS E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS: UM DEBATE A PARTIR DE MATÉRIAS DA REVISTA CRESCER

Autores

  • Elise de Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Tainara Paula Bavaresco Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/ Campus Chapecó
  • Tania Mara Bavaresco Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Infância, Mídias Eletrônicas, Artefatos Culturais, Telas

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender e problematizar a discussão sobre a exposição de crianças pequenas a telas, tomando como artefato a Revista Crescer online, a partir da análise de matérias sobre o tema, apoiada por meio de uma revisão bibliográfica dos Estudos Culturais e Estudos da Infância. Para tanto, a metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo, elaborada por Bardin (1977). Por meio do posicionamento e dos argumentos das matérias sobre a exposição de telas, foram construídas quatro categorias para a análise: “luminosidade”, “linguagem”, “corporeidade” e “rendimento escolar”, a partir de 25 matérias selecionadas, publicadas nos anos de 2014 a 2020. A pesquisa tem como finalidade contribuir com o debate nas escolas infantis, que pretendem auxiliar suas práticas pedagógicas, por meio da construção de uma argumentação sólida, a favor ou contra o uso de telas eletrônicas e tecnologias digitais.

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Publicado

2021-07-13

Como Citar

Helene Moutinho Bernardo de Moraes, E., Paula Bavaresco, T. ., & Mara Bavaresco, T. (2021). CRIANÇAS PEQUENAS X TELAS E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS: UM DEBATE A PARTIR DE MATÉRIAS DA REVISTA CRESCER. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 1(1), 37–56. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/18