PROJETOS INTERDISCIPLINARES E AS INTER-RELAÇÕES COM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EQUITATIVA E DE QUALIDADE

Autores

  • Airton Adelar Mueller Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Danieli de Oliveira Biolchi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Tarcisio Dorn de Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento, Interdisciplinaridade, Agenda 2030, ODS nº 4

Resumo

A educação tem fundamental importância para o desenvolvimento de uma nação politizada e crítica, contudo, torna-se dificultoso efetivar tal premissa em uma sociedade desigual, aonde as oportunidades de aprendizagem não chegam para todos da mesma forma. Através de uma pesquisa bibliográfica e documental, o propósito deste estudo é refletir como os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) nº 4 que referem-se a educação inclusiva, equitativa e de qualidade relacionam-se com práticas e metodologias pedagógicas em projetos interdisciplinares no âmbito escolar instigando oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Logo, as mudanças, nesse contexto, hão de estarem vinculadas a metodologias voltadas ao uso de projetos interdisciplinares que possam gradativamente fomentar a qualidade da educação pública, ao estabelecer comunicação com o ODS nº 4 possibilitado sua efetividade até 2030. Torna-se evidente que a educação estrutura-se como um instrumento a serviço da democratização ao contribuir no diálogo, na crítica, no crescimento e no desenvolvimento intelectual e pessoal dos estudantes no meio em que estão inseridos.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Mueller, A. A., Biolchi, D. de O., & Oliveira, T. D. de. (2023). PROJETOS INTERDISCIPLINARES E AS INTER-RELAÇÕES COM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EQUITATIVA E DE QUALIDADE. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), 160–168. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/116