PROJETOS INTERDISCIPLINARES E AS INTER-RELAÇÕES COM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EQUITATIVA E DE QUALIDADE
Palavras-chave:
Educação, Desenvolvimento, Interdisciplinaridade, Agenda 2030, ODS nº 4Resumo
A educação tem fundamental importância para o desenvolvimento de uma nação politizada e crítica, contudo, torna-se dificultoso efetivar tal premissa em uma sociedade desigual, aonde as oportunidades de aprendizagem não chegam para todos da mesma forma. Através de uma pesquisa bibliográfica e documental, o propósito deste estudo é refletir como os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) nº 4 que referem-se a educação inclusiva, equitativa e de qualidade relacionam-se com práticas e metodologias pedagógicas em projetos interdisciplinares no âmbito escolar instigando oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Logo, as mudanças, nesse contexto, hão de estarem vinculadas a metodologias voltadas ao uso de projetos interdisciplinares que possam gradativamente fomentar a qualidade da educação pública, ao estabelecer comunicação com o ODS nº 4 possibilitado sua efetividade até 2030. Torna-se evidente que a educação estrutura-se como um instrumento a serviço da democratização ao contribuir no diálogo, na crítica, no crescimento e no desenvolvimento intelectual e pessoal dos estudantes no meio em que estão inseridos.