IMPACTOS DA PANDEMIA E ENSINO REMOTO EM CRIANÇAS: A VISÃO DOS PAIS

Autores

  • Eunice Marin Suppi Faculdade UniBF
  • Ilana Marin Suppi Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

Palavras-chave:

pandemia, fechamento das escolas, impactos na educação

Resumo

A escola é uma instituição de grande importância para as crianças, não somente pela aprendizagem, mas também pelo convívio social. Com a pandemia do novo coronavírus, as escolas no estado de Santa Catarina ofereceram o ensino exclusivamente remoto durante quase todo o ano de 2020. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar se o ensino de maneira remota ocasionou prejuízos às crianças, bem como as consequências para o retorno em 2021. Para isto, elaborou-se um questionário com oito questões utilizando-se a ferramenta Formulários Google e foi solicitado a pais de alunos do segundo ano do ensino fundamental de uma escola no centro da cidade de Lages, SC responderem de maneira anônima. Entre os vinte e cinco pais aptos a responder, dezoito responderam. As respostas mais comuns foram que durante o ensino exclusivamente remoto os alunos tiveram dificuldades de concentração, de convívio social, de aprendizagem e falta de rotina e que o retorno presencial em 2021 teve melhores resultados para as crianças, mesmo este retorno sendo de maneira híbrida.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Marin Suppi, E., & Marin Suppi, I. (2023). IMPACTOS DA PANDEMIA E ENSINO REMOTO EM CRIANÇAS: A VISÃO DOS PAIS. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), 146–159. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/109