INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n1-015Palavras-chave:
Tecnologias Móveis, Prática Pedagógica, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Educação BásicaResumo
Com o avanço das tecnologias, o uso das Tecnologias Móveis Digitais de Informação e Comunicação (TMDIC) é intensificado com a conexão à internet, mobilidade e interação. Em virtude disso, a educação é influenciada a buscar perspectivas e possibilidades para ensinar e aprender. O presente artigo busca compreender práticas pedagógicas que fomentem sentido e conexão para os estudantes no contexto demarcado pela presença das TMDIC. O percurso metodológico da pesquisa delineia-se com a abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, em que buscou-se entender os contextos, por meio da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, para relacionar com práticas pedagógicas, a partir de análise bibliográfica, que dialoguem com as necessidades de aprendizagem que surgem em torno dessa realidade. Para isso, foi utilizado como embasamento teórico de Franco, Bacich e Moran, Moran, Garcia e Kenski. Os resultados demonstram a necessidade de abordagens de aprendizagem que evidenciem a construção ativa de conhecimento, com colaboração, interação e resolução de desafios da realidade no cotidiano, a fim de criar experiências de aprendizagem significativas na prática pedagógica.