AVALIAÇÃO PROCESSUAL COM GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Educação à Distância, EAD, Gamificação, Avaliação, AprendizagemResumo
A gamificação tem sido utilizada em diversos ambientes, como empresas, saúde e educação, visando estimular mudanças de comportamento, aprendizagem e engajamento na busca de objetivos por meio de elementos e técnicas do design de jogos. Na Educação a Distância (EaD), essa abordagem pode contribuir significativamente para a melhoria dos processos avaliativos. Este artigo investiga como a gamificação pode tornar a avaliação mais motivadora e eficaz, analisando conceitos da neurociência, metodologias ativas e práticas aplicadas na educação digital. A metodologia utilizada na pesquisa é uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e exploratória. Entre as principais conclusões obtidas nota-se que a gamificação representa uma alternativa promissora para transformar a avaliação no ensino a distância. Ao substituir a avaliação pontual por um modelo processual, essa abordagem possibilita um acompanhamento mais preciso do progresso dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.