ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM REFRIGERANTES DO TIPO COLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n1-252Palavras-chave:
Ensino de Química, pH, Corantes, Açúcar, DidáticaResumo
No presente estudo investiga-se as análises práticas de refrigerantes como proposta didática para o ensino de conceitos relacionados à Química. A pesquisa explora como essas análises ajudam a conectar teoria e prática, tornando o aprendizado de temas como o estudo do pH das substâncias, reações ácido-base, tipos de misturas e interações químicas. O estudo destaca a importância de se compreender os conceitos relacionados ao pH dos alimentos, particularmente em refrigerantes, e como ele afeta o sabor e a preservação dos produtos. Além disso, a pesquisa aborda a identificação de corantes alimentares e as reações químicas que envolvem esses aditivos, como a reação com hipoclorito de sódio. A quantificação do teor de açúcar e a precipitação de proteínas em refrigerantes também são discutidas, com ênfase na análise das interações entre substâncias químicas e biomoléculas. Para a realização das análises, foi escolhido o refrigerante de cola mais vendido na região de Ipanguaçu, com o objetivo de ilustrar a aplicabilidade dos conceitos químicos em produtos consumidos diariamente. A metodologia incluiu a determinação do pH, identificação de corantes, quantificação do teor de açúcar e análise de precipitação de proteínas, utilizando técnicas simples e acessíveis. Os resultados confirmaram o pH ácido dos refrigerantes, sua conservação e sabor. A análise de corantes mostrou transformações químicas, enquanto a quantificação do açúcar evidenciou processos de separação. A precipitação de proteínas destacou a interação entre ácidos e biomoléculas, reforçando a aplicação prática da Química no cotidiano.