A CORRIDA DO ELÉTRON: GAMIFICAÇÃO E JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.55905/reiv5n1-008Palavras-chave:
Aprendizado Baseado em Jogos, Educação Integrada, Reações de Oxirredução, Metodologias AtivasResumo
O presente artigo é resultado da pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, no Instituto Federal da Paraíba - IFPB com o título “Gamificação no Ensino de Química na Educação Profissional e Tecnológica”, que, observando as dificuldades dos estudantes com a disciplina de química na Educação Profissional e Tecnológica, tem o objetivo de desenvolver, como Produto Educacional, um jogo para o ensino de química no Ensino Médio Técnico Integrado. Selecionada a amostra para a pesquisa, foi realizada uma investigação prévia sobre aprendizado baseado em jogos e gamificação em sua trajetória no ensino médio técnico, bem como o nível de compreensão dos estudantes a respeito das reações de oxirredução na turma de segundo ano do Curso Técnico em Instrumento Musical do campus de João Pessoa, via questionários, seguida da realização de uma oficina pedagógica na turma, com uso de ferramentas digitais de gamificação e do jogo que foi desenvolvido. Os resultados dessa intervenção também aferidos por questionários, geraram dados que foram analisados numa abordagem qualitativa e quantitativa com base nos levantamentos anteriores e posteriores à intervenção. Observou-se que a maioria dos participantes afirma não gostar de química e que entre aqueles que não gostam da disciplina, o desempenho é inferior ao dos estudantes que gostam. Constatou-se também, que a aula de química com uso de jogos foi mais atrativa aos estudantes, comparada às aulas do ensino tradicional e que a gamificação e uso do produto educacional melhoraram a compreensão dos participantes sobre as reações de oxirredução.