FORMAÇÃO DE EQUIPES DE FUTSAL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE TREINAMENTO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE CONTEXTOS DE JOGOS CONSIDERANDO OS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE E DIFICULDADE

Autores

  • Claudiney André Leite Pereira

DOI:

https://doi.org/10.55905/reiv5n1-010

Palavras-chave:

Futsal, Treinamento, Escola, Jogo

Resumo

Este Artigo é resultado de parte de um trabalho publicado na Revista PERCURSOS DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM REDES MUNICIPAIS E ESCOLAS DA BAHIA: olhares desde o Comitê Territorial Baiano de Educação Integral. O jogo coletivo apresenta várias possibilidades de enriquecimento da cultura corporal de movimento, envolvendo os aspectos físicos e cognitivos. O futsal é um jogo que envolve muitos movimentos, dinamismo e tomada de decisões rápidas. Diante deste contexto, este artigo tem como objetivo desenvolver práticas de treinamento no futsal levando em considerando o nível de complexidade e dificuldade do jogo. Como Estratégia metodológica fizemos uma revisão bibliográfica sobre o tema e utilizaremos o método de manipulação da dificuldade e complexidade dos exercícios de treino proposto por (Travassos, 2020). Como resultado apresentamos alguns contextos de jogos que podem fazer parte de um programa de treinamento.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Pereira, C. A. L. (2025). FORMAÇÃO DE EQUIPES DE FUTSAL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE TREINAMENTO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE CONTEXTOS DE JOGOS CONSIDERANDO OS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE E DIFICULDADE. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(1), e248. https://doi.org/10.55905/reiv5n1-010