EDUCAÇÃO E PANDEMIA EM SÃO GONÇALO/RJ: FRAGILIDADES NAS DIRETRIZES E NA PRODUÇÃO DOS TEXTOS

Autores

  • Tereza Cristina de Almeida Guimarães
  • Adriana de Paula Umburana
  • Fátima Alves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.55905/reiv5n1-009

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Política Educacional, São Gonçalo

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever e analisar as ações das políticas educacionais que foram concebidas e publicadas em Diário Oficial Eletrônico (DOE) pela gestão governamental do município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2020, frente às condições de contingência e crise em saúde provocadas pela pandemia do Coronavírus – Covid-19 que atravessaram os contextos sociais, econômicos, políticos e educacionais a nível global. Em uma perspectiva interpretativista de estudo por meio de uma pesquisa exploratória, a pesquisa focalizou a discussão nos textos legais publicados em DOE e demais textos produzidos pela Secretaria e Prefeitura Municipal, no período de março a outubro de 2020, inter-relacionando-os aos contextos de influências e produção de textos da teoria do Ciclo de Políticas de Ball (1994/2002). O atravessamento de tal discussão é a suspensão das aulas no município e as ações do poder público a partir dela, que buscaram orientar as práticas pedagógicas para fins da efetivação do trabalho escolar e o cumprimento da carga horária letiva durante o período de isolamento físico. Constataram-se fragilidades e contradições nos textos das políticas educacionais produzidos, fato que minimizou as possibilidades de que a educação se concretizasse em termos de justiça social inclusiva e equitativa.

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Publicado

2025-03-06

Como Citar

Guimarães, T. C. de A., Umburana, A. de P., & Pereira, F. A. (2025). EDUCAÇÃO E PANDEMIA EM SÃO GONÇALO/RJ: FRAGILIDADES NAS DIRETRIZES E NA PRODUÇÃO DOS TEXTOS . REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(1), e242 . https://doi.org/10.55905/reiv5n1-009