EXPLORANDO O MUSEU DO AMANHÃ NO GOOGLE ARTS & CULTURE: PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI) NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Rafaella Cristine de Souza
  • Premma Hary Mendes Silva
  • Rafael Mendonça Mattos
  • Paulo Simeão Carvalho
  • Welberth Santos Ferreira

Palavras-chave:

Museus de Ciências, Ensino de Ciências, Investigação, Ensino Fundamental

Resumo

O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação educativa, realizada em uma escola de tempo integral e bilíngue localizada em São Luís do Maranhão. Foi realizada uma visita virtual no Museu do Amanhã, através da Plataforma Google Arts & Culture, que foi acessada atráves de Chromebooks do laboratório de informática móvel da escola. Utilizou-se a exposição “Reciclagem e soluções”, que também propõe uma abordagem teórica e prática em Educação ambiental crítica. Observou-se um engajamento dos estudantes com o conteúdo após a aplicação da Sequência de Ensino Investigativa (SEI), utilizando o museu de ciência virtual. Além disso, notou-se também um aumento na autonomia dos alunos, após a descoberta dos jogos, que se mostraram uma ferramenta lúdica valiosa para reforçar os conceitos científicos de forma divertida.

Downloads

Publicado

2025-01-16

Como Citar

Souza, R. C. de, Silva, P. H. M., Mattos, R. M., Carvalho, P. S., & Ferreira, W. S. (2025). EXPLORANDO O MUSEU DO AMANHÃ NO GOOGLE ARTS & CULTURE: PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI) NO ENSINO DE CIÊNCIAS. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(1), e238. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/238