EXPLORANDO O MUSEU DO AMANHÃ NO GOOGLE ARTS & CULTURE: PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI) NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Museus de Ciências, Ensino de Ciências, Investigação, Ensino FundamentalResumo
O presente estudo trata-se de uma pesquisa-ação educativa, realizada em uma escola de tempo integral e bilíngue localizada em São Luís do Maranhão. Foi realizada uma visita virtual no Museu do Amanhã, através da Plataforma Google Arts & Culture, que foi acessada atráves de Chromebooks do laboratório de informática móvel da escola. Utilizou-se a exposição “Reciclagem e soluções”, que também propõe uma abordagem teórica e prática em Educação ambiental crítica. Observou-se um engajamento dos estudantes com o conteúdo após a aplicação da Sequência de Ensino Investigativa (SEI), utilizando o museu de ciência virtual. Além disso, notou-se também um aumento na autonomia dos alunos, após a descoberta dos jogos, que se mostraram uma ferramenta lúdica valiosa para reforçar os conceitos científicos de forma divertida.