NAVEGANDO PELO SABER: DESAFIOS E APRENDIZADOS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA
Palavras-chave:
Educação Infantil, Inclusão, Microcefalia, Práticas PedagógicasResumo
O presente artigo é um recorte da monografia do curso de Pedagogia- UFS com o título “Sete anos da epidemia de Zika: desafio das escolas quanto à inclusão e promoção de aprendizagem das crianças com microcefalia no estado de Sergipe” e tem o objetivo de compreender os desafios e práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil para inclusão de alunos com microcefalia. Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, visando a aproximação com a realidade educacional das crianças com microcefalia. Utilizamos como embasamento teórico para este trabalho alguns autores como Sá (2013), Nepomuceno e Alcantara (2017) e Villachan- Lyra e Almeida (2019). Os resultados evidenciaram os desafios na educação de crianças com microcefalia, incluindo carência de recursos, infraestrutura inadequada e falta de formação para lidar com necessidades específicas. Destaca-se a complexidade da inclusão dessas crianças, ressaltando a necessidade urgente de investimento na formação docente. É preciso fornecer aos professores os recursos e conhecimentos essenciais para estabelecer um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo, abordando questões como o manejo de medicação, crises convulsivas e práticas para o desenvolvimento integral do aluno.