NAVEGANDO PELO SABER: DESAFIOS E APRENDIZADOS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA

Autores

  • Gildeane Hilglley Alves da Silva
  • Danielle Santos Menezes
  • Verônica dos Reis Mariano Souza
  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete

Palavras-chave:

Educação Infantil, Inclusão, Microcefalia, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente artigo é um recorte da monografia do curso de Pedagogia- UFS com o título “Sete anos da epidemia de Zika: desafio das escolas quanto à inclusão e promoção de aprendizagem das crianças com microcefalia no estado de Sergipe” e tem o objetivo de compreender os desafios e práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil para inclusão de alunos com microcefalia. Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, visando a aproximação com a realidade educacional das crianças com microcefalia. Utilizamos como embasamento teórico para este trabalho alguns autores como Sá (2013), Nepomuceno e Alcantara (2017) e Villachan- Lyra e Almeida (2019). Os resultados evidenciaram os desafios na educação de crianças com microcefalia, incluindo carência de recursos, infraestrutura inadequada e falta de formação para lidar com necessidades específicas. Destaca-se a complexidade da inclusão dessas crianças, ressaltando a necessidade urgente de investimento na formação docente. É preciso fornecer aos professores os recursos e conhecimentos essenciais para estabelecer um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo, abordando questões como o manejo de medicação, crises convulsivas e práticas para o desenvolvimento integral do aluno.

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

Silva, G. H. A. da, Menezes, D. S., Souza, V. dos R. M., & Ferrete, A. A. S. S. (2025). NAVEGANDO PELO SABER: DESAFIOS E APRENDIZADOS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(1), e229. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/229