A GESTÃO ESCOLAR E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TESES E DISSERTAÇÕES (2020-2023)

Autores

  • Renata Lima Durães Reis
  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli

DOI:

https://doi.org/10.55905/reiv5n1-005

Palavras-chave:

Gestores, Primeira Infância, Educação Inclusiva, Trabalhos Acadêmicos, Formação Continuada

Resumo

Entendemos que os gestores têm papel crucial no que se refere à formação dos docentes que atuam diretamente com as crianças com deficiência na escola da primeira infância, para que eles possam promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos pequenos, levando em consideração seus ritmos e especificidades. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de teses e dissertações sobre a gestão escolar e o atendimento educacional especializado na educação infantil, publicados nos últimos cinco anos (2020-2023). Para tanto, fizemos uma busca nas plataformas Scientific Electronic Library e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Foram utilizados os seguintes trios de descritores: educação infantil, educação inclusiva, formação continuada; educação infantil, educação inclusiva; gestão escolar, totalizando 9 estudos, sendo 7 dissertações, 2 teses e nenhum artigo. Os resultados indicam a importância dos gestores para a busca de soluções do cotidiano, a relevância das trocas de experiência entre os profissionais, o conhecimento, por parte dos profissionais como um todo, das políticas públicas para inclusão. Concluímos que a formação da equipe gestora deva contemplar toda a legislação, para que, de fato, realize um trabalho eficaz junto aos professores.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

Reis, R. L. D., & Vercelli, L. de C. A. (2025). A GESTÃO ESCOLAR E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TESES E DISSERTAÇÕES (2020-2023). REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 5(1), e227. https://doi.org/10.55905/reiv5n1-005