REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Lucélia Lira Moura Teixeira
  • Vilma Ribeiro de Almeida
  • Aécio Alves Andrade
  • Márcia Cristina Gonçalves
  • Lorrane da Silva Parente
  • Laylla da Silva Parente
  • Renata Gaspar da Costa

Palavras-chave:

Docência, Indentidade, Formação, Profissão

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão acerca da identidade profissional dos professores na educação contemporânea, destacando desafios e perspectivas em um cenário de constantes transformações sociais, tecnológicas e pedagógicas. A proposta do estudo se justificou pela necessidade de entender como esses fatores moldam a identidade docente e reverberam em suas ações profissionais. O objetivo principal deste estudo foi analisar as influências na construção da identidade profissional do professor. A metodologia utilizada incluiu revisão bibliográfica e análise crítica de práticas pedagógicas inovadoras, como gamificação e sala de aula invertida. Os resultados indicaram que a identidade dos professores é dinâmica e adaptável, sendo influenciada por formações iniciais e contínuas, experiências pessoais e contextos escolares. A pesquisa apontou que a formação reflexiva e interdisciplinar é importante para que os professores se tornem facilitadores do aprendizado e agentes de transformação. A educação contemporânea exige habilidades atualizadas e um compromisso com o desenvolvimento profissional contínuo para enfrentar os desafios pedagógicos. Investir em programas de desenvolvimento profissional apresenta-se como um caminho viável para pensar em um ensino de qualidade.

Este trabalho traz uma reflexão acerca da identidade profissional dos professores na educação contemporânea, destacando desafios e perspectivas em um cenário de constantes transformações sociais, tecnológicas e pedagógicas. A proposta do estudo se justificou pela necessidade de entender como esses fatores moldam a identidade docente e reverberam em suas ações profissionais. O objetivo principal deste estudo foi analisar as influências na construção da identidade profissional do professor. A metodologia utilizada incluiu revisão bibliográfica e análise crítica de práticas pedagógicas inovadoras, como gamificação e sala de aula invertida. Os resultados indicaram que a identidade dos professores é dinâmica e adaptável, sendo influenciada por formações iniciais e contínuas, experiências pessoais e contextos escolares. A pesquisa apontou que a formação reflexiva e interdisciplinar é importante para que os professores se tornem facilitadores do aprendizado e agentes de transformação. A educação contemporânea exige habilidades atualizadas e um compromisso com o desenvolvimento profissional contínuo para enfrentar os desafios pedagógicos. Investir em programas de desenvolvimento profissional apresenta-se como um caminho viável para pensar em um ensino de qualidade.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Teixeira, L. L. M., Almeida, V. R. de, Andrade, A. A., Gonçalves, M. C., Parente, L. da S., Parente, L. da S., & Costa, R. G. da. (2024). REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), e197. Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/197