MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Educação Infantil, Revisão SistemáticaResumo
Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação na área de Ensino, com a temática Modelagem Matemática na Educação Infantil. Em específico, neste artigo, objetiva-se analisar como se constituem os estudos de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática realizados no campo da Educação Infantil. Para tanto, realizou-se um levantamento com os descritores “Modelagem matemática” AND “educação infantil” no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTDC), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos da CAPES (PPC), no período de 2011-2021. Como resultado, foram encontrados sete trabalhos. A partir da análise categorial, nota-se que: (1) os trabalhos foram realizados, predominantemente, com crianças de 4 e 5 anos; (2) os conteúdos desenvolvidos estão interligados com atividades práticas; (3) as referências utilizadas, além da Modelagem Matemática, associam-se ao campo da psicologia educacional; (4) os trabalhos evidenciam a potencialidade da Modelagem Matemática para a formação crítica da criança.