A PSICOMOTRICIDADE COMO RECURSO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Mario Marcos Lopes
  • Luana Estephany Gomes Costa
  • Andreza de Oliveira Franco Santos
  • Paulo Vinicius Bezerra Manoel
  • Wilton Richard Claudino Valadares
  • Angelita Vicente Ribeiro Ernesto

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Psicopedagogia, Dificuldades de Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o uso da psicomotricidade como ferramenta na intervenção psicopedagógica. Por meio da bibliografia acerca do assunto, constatou-se que muitas dessas crianças apresentam problemas na estruturação e reconhecimento de seu corpo, na utilização do corpo enquanto ferramenta de interação com o outro, nos movimentos, nos gestos. Com base no conhecimento dos princípios da psicomotricidade e com o auxílio de profissionais dessa área, o psicopedagogo pode realizar um diagnóstico diferencial mais preciso e desenvolver planos de atuação apropriados. Assim, a articulação entre os diversos conhecimentos das disciplinas e os saberes dos profissionais é uma necessidade para que se tenha uma visão ampla e clara do quadro do paciente. Portanto, a psicomotricidade pode e deve ser usada como instrumento de intervenção Psicopedagógica, auxiliando o psicopedagogo tanto na forma de prevenção das dificuldades de aprendizagem, como na forma de tratamento das mesmas.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Lopes, M. M., Costa, L. E. G., Santos, A. de O. F., Manoel, P. V. B., Valadares, W. R. C., & Ernesto, A. V. R. (2024). A PSICOMOTRICIDADE COMO RECURSO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. REI - Revista De Educação Do UNIDEAU, 3(1), e178 . Recuperado de https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/178