A PSICOMOTRICIDADE COMO RECURSO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Psicopedagogia, Dificuldades de AprendizagemResumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o uso da psicomotricidade como ferramenta na intervenção psicopedagógica. Por meio da bibliografia acerca do assunto, constatou-se que muitas dessas crianças apresentam problemas na estruturação e reconhecimento de seu corpo, na utilização do corpo enquanto ferramenta de interação com o outro, nos movimentos, nos gestos. Com base no conhecimento dos princípios da psicomotricidade e com o auxílio de profissionais dessa área, o psicopedagogo pode realizar um diagnóstico diferencial mais preciso e desenvolver planos de atuação apropriados. Assim, a articulação entre os diversos conhecimentos das disciplinas e os saberes dos profissionais é uma necessidade para que se tenha uma visão ampla e clara do quadro do paciente. Portanto, a psicomotricidade pode e deve ser usada como instrumento de intervenção Psicopedagógica, auxiliando o psicopedagogo tanto na forma de prevenção das dificuldades de aprendizagem, como na forma de tratamento das mesmas.