A RELAÇÃO ÉTICA FRENTE A COMPETITIVIDADE NAS NEGOCIAÇÕES
Palavras-chave:
Ética. Negociação. Competitividade.Resumo
Nas negociações, a principal dificuldade em ser ético está em distinguir o que é certo e o que é errado. Desvios éticos praticados pelos negociadores podem ter um custo elevado para as organizações e por essa razão, é importante compreender o que motiva os mesmos a agirem de forma eticamente questionável e quais os impactos presentes e futuros. O objetivo deste estudo é conhecer e entender a relação ética como fator decisório e impactante frente a competitividade nas negociações comerciais. A pesquisa se deu de forma bibliográfica, fundamentando- se em livros e meios de pesquisas virtuais. Assim, pode-se concluir que atitudes e decisões não éticas atribuídas à negociação podem trazer ganhos momentâneos, todavia somando-se a perdas onerosas e muitas vezes irreversíveis para a organização a médio e longo prazo. No entanto, levar em conta a ética nas tomadas de decisões, prezando pelo bem comum dos envolvidos, contribui para o sucesso das conclusões negociais e surge como diferencial competitivo, aumentando o valor tangível e intangível das organizações, através da construção e solidificação positiva de sua imagem frente aos presentes e futuros clientes que hão de consumir seus produtos e serviços.